PADACON Debate | Fermentacao Natural

  Postado em   Nenhum comentário

Talvez, a melhor maneira de se entender um assunto a fundo, compreendendo pontos de vista diferentes do seu, agregando conhecimento de diversas fontes e de diversos históricos, seja debatendo sobre ele. E é exatamente esta a ideia do PADACON com estes debates sobre assuntos referentes às áreas de Panificação e Confeitaria: debater, para disseminar o conhecimento de uma forma mais completa, ao mesmo tempo que buscamos o desenvolvimento de novas ideias sobre os assuntos abordados, uma vez que traremos à mesa pessoas com bases de conhecimento das mais diversificadas o possível.

E, para começar, o assunto é o mais pertinente para o momento: Fermentação Natural. Moda ressurgida pela filosofia dos Home Bakers (padeiros artesanais, que trabalham em casas pequenas e têm as redes sociais como meio principal de divulgação), o retorno dos fermentos naturais levantou um debate sobre nutrição e qualidade da panificação, que vinha sendo deixado de lado em prol da produtividade. Então, as padarias e mercados visualizaram a possibilidade de incrementar as vendas e oferecer algo de apelo saudável ao consumidor.

Para esclarecer as vantagens e desvantagens e as razões corretas para a adoção do procedimento, o PADACON chamou Johannes Roos, Embaixador de Fermentação Natural do “Ambassadeur du Pain” e Coordenador na Puratos Brasil, Fernando de Oliveira, consultor técnico em panificação e confeitaria e proprietário da Escola do Padeiro e Confeiteiro de Vinhedo-SP e Rogério Shimura, renomado consultor em panificação e proprietário da Levain Escola de Panificação, onde o debate teve sua primeira sede.

Que tal conferirmos o debate na íntegra, para entender tudo o que há sobre este assunto?


Autor: pre