Vale a pena investir em apps de delivery online?

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Sim. Eles turbinam as vendas. Mas é preciso analisar bem se eles se adéquam ao modelo de negócio de sua padaria.

a esteira do crescimento do delivery, nos últimos tempos vem surgindo no mercado uma enorme quantidade de aplicativos para entrega de comida. PedidosJá, Mobo, UberEATS e algumas empresas adquiridas pelo gigante Grupo iFood no Brasil – como a HelloFood, a RestauranteWeb e a SpooRocket – são sucessos absolutos e, há muito tempo, substituíram de maneira eficaz o antiquado sistema de pedidos por telefone.
Mas aí vem a dúvida: mesmo que para os restaurantes e padarias o trabalho extra seja, na maioria das vezes, bem-vindo, será que é bom mesmo participar do negócio de delivery online de outras empresas?

COMO FUNCIONAM

A maioria dos apps de delivery no mercado funcionam de maneira bastante parecida. Basicamente, o consumidor baixa o aplicativo, faz um cadastro, digita o seu CEP (ou ativa um recurso chamado geolocalização) para visualizar
os restaurantes que fazem entrega na região onde ele se encontra, e faz o pedido para entrega de seu computador pessoal ou celular. A partir daí, o aplicativo envia o comando para o respectivo estabelecimento e encaminha o status do pedido para o cliente, que é responsável pelo preparo do pedido e, eventualmente, por sua entrega ao consumidor. Contudo, se preferir, pode também optarpelo serviço de entrega do aplicativo, naturalmente pagando uma taxa por isso. No caso de alguns deles – como o SpoonRocket, por exemplo –, além da logística são oferecidas embalagens personalizadas e até fotógrafos profissionais que produzem as imagens dos pratos da casa que vão  parecer no app, a fim de estimular o acesso a uma gama de clientes que valorizam uma boa comida.
Para que o restaurante ou padaria possam participar dessa praça de alimentação virtual, estes devem se registrar no aplicativo escolhido e preencher as informações sobre seu negócio, como horário de funcionamento, área de cobertura do delivery, tempo de entrega estimado e as formas de pagamento aceitas pela casa.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Com certeza, fazer uso de aplicativos de delivery pode ser uma boa ideia para estabelecimentos que querem ingressar no mercado de entregas em domicílio sem precisar investir num sistema próprio de pedidos online, o que também é possível. (Veja o quadro na página 20) Além disso, outros benefícios que os apps terceirizados oferecem é a praticidade para o consumidor, o ganho de visibilidade entre os clientes e o subsequente aumento nas vendas,
a rápida atualização dos cardápios e o descongestionamento das linhas telefônicas da casa. Isso sem falar na precisão do pedido, que é feito pelo próprio consumidor, o que evita queixas de entregas erradas. Mas claro, há aspectos não tão positivos que devem ser considerados. Entre eles a ausência de garantia de fidelização dos consumidores – que, em última análise, se tornam muito mais clientes do aplicativo e não do estabelecimento –, dificultando ações de relacionamento. Outro fator desmotivador é a grande concorrência dentro dessas plataformas de delivery online, que faz com que a uma padaria, por exemplo, compartilhe o espaço com outros estabelecimentos do ramo de foodservice,
incluindo aqueles que trabalham no mesmo segmento que o dela. Isso, sem falar no preço, que pode doer no bolso, uma vez que o panificador tem que pagar uma comissão para os gestores do app, que pode variar de acordo com o plano escolhido: a taxa para simples captação do pedido começa a partir de 12% do valor dele, podendo chegar até 30%, caso a logística da entrega fique por conta do aplicativo.
Então, antes de implantar os aplicativos de delivery terceirizados em sua padaria, é muito importante que você faça uma análise minuciosa se realmente compensa aderir a esses serviço. Um dos aspectos a ser considerado, por exemplo, é o de que se sua casa dispõe de um salão grande, talvez seja melhor direcionar os esforços em enchê-lo e manter o movimento com promoções ou outras ações, em vez de optar pelo delivery online. Outra dica é analisar se a sua cozinha, tanto no que diz respeito a espaço quanto a funcionários, estará preparada para o aumento da demanda proveniente desse tipo específico de serviço de entregas.

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Autor: pre