Bolos com aquela pegada artística que conquistam o olhar e o paladar

  Postado em   5 comentários

bolos artisticos

O encanto dos bolos artísticos é tamanho que há quem fique com pena de comê-los

Harlen Félix

COMPARTILHE

Johnny Torres 4/7/2018

A culinarista Mariana Garbi concebe bolos que são verdadeiras obras de arte. A massa americana está na base de suas criações.

A grande estrela da mesa de doces de uma festa, o bolo ganha status de arte graças a criatividade de inúmeros chefs e culinaristas. O encanto que os bolos com uma pegada mais artística despertam nas pessoas é tamanho que há quem fique com pena de comê-los. Ou seja, se a comida tem o poder de despertar os sentidos, a visão é a primeira a ser ativada diante dessas doces obras de arte.

Um dos ingredientes dessa alquimia que enche os olhos e até engana o olhar é a pasta americana, que serve de base para a criação das mais diferentes figuras – pequenas esculturas doces prontas para serem devoradas. Mas há também espaço para o chocolate e outras deliciosas combinações.

Nas mãos de Ricardo Martins, de Rio Preto, que comanda a Mr. Braun ao lado de Matheus Beli, o chocolate dá vida a pedaços de madeira bastante realistas. Tudo para deixar o bolo o mais personalizado possível. Com o chocolate, ele também cria um grande coração lapidado, que relembra uma peça esculpida em bronze. “É um grande bombom recheado de creme de avelã e waffle”, explica ele, que deixou o trabalho de produtor em uma agência de publicidade há cerca de três anos, para investir em sua paixão por doces e bolos.

Trabalhando com confeitaria artística há 18 anos, Mariana Garbi também ministra cursos em Rio Preto e em outras partes do País. Tudo começou com as frutas parafinadas, aqueles pequenos doces feitos com massa de leite em pó. Não demorou muito para pintar uma encomenda de bolo, fazendo ela mergulhar de cabeça em cursos e oficinas.

“O meu foco é o artístico. As pessoas que me procuram para encomendar um bolo querem exclusividade, querem uma festa diferente. É um público que não aceita imitações”, destaca Mariana, que já criou as mais diferentes figuras e situações com a pasta americana, além de confeccionar bolos cenográficos.

Atuando em Rio Preto há três anos, João Pedro Nogueira Ferreira, o chef Nogfer, encanta o olhar com seus bolos espatulados. “Utilizo o próprio recheio do bolo para fazer a cobertura, como o brigadeiro e o doce de leite”, conta ele. A assimetria da cobertura que escorre sobre o bolo, aliada aos detalhes pontuados por frutas, flores e outros enfeites, criam uma imagem afetiva, agregando novas sensações à experiência gastronômica.

 

Fonte da Informação

Categorias: Notícias

Autor: pre