POR QUE INVESTIR EM OPÇÕES VEGANAS NA SUA PADARIA?

  Postado em   2 comentários

veganismo

Escrito porMassa Madre Blog

14 de janeiro de 2019

Você já se deparou, alguma vez, com um cliente em busca de um cardápio com opções veganas ou vegetarianas e, por não ter o produto, deixou de fazer a venda? Se antigamente circulava a ideia de que não havia demanda para esse tipo serviço, essa situação tem se modificado ao longo dos últimos anos. Um exemplo disso é o movimento Segunda sem Carne.

É cada vez maior o número de pessoas que admitem não consumir alimentos de origem animal na dieta. Em recente pesquisa do Ibope, 14% da população se declarou vegetariana. Não há um estudo em relação aos veganos, mas se compararmos com análises de outros países, dá para se ter uma ideia. O Instituto Harris Interactive indicou que cerca de 50% dos vegetarianos se declaram também veganos nos Estados Unidos.

Com todos esses indicativos, não restam dúvidas de que é necessário expandir os seus negócios com a inclusão de opções veganas na sua padaria. Por isso, este artigo vai abordar a fundo as questões relativas a esse estilo de vida, as oportunidades do mercado e ideias para você implementar já. Boa leitura!

Diferenças entre vegetarianismo e veganismo

Há algumas diferenças entre esses dois termos que você precisa saber. Os vegetarianos optaram por tirar a carne vermelha do cardápio, mas continuam a consumir produtos de origem animal, como ovos, leites e queijos. Em alguns casos, alguns não eliminam completamente, por exemplo, o consumo de peixe e outros frutos do mar.

Já os veganos têm uma dieta estritamente à base de vegetais. O veganismo vai muito além do que se coloca no prato e corresponde a uma mudança de atitude diante da sociedade. Os adeptos desse estilo de vida combatem todas as formas de exploração animal.

Eles não usam roupas feitas a partir de alguns materiais, como couro, lã e peles. Também não compram produtos cosméticos cuja empresa faça teste com animais e não frequentam certos locais, como circos e zoológico.

Oportunidades para o mercado

Os dados do Ibope divulgados em 2018 indicam também um crescimento de 75% da população brasileira que se declara vegetariana em comparação a seis anos atrás. Atualmente, são cerca de 30 milhões de pessoas adeptas dessa alimentação. Uma oportunidade e tanto para o mercado, não é mesmo?

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o volume de buscas pelo termo vegano aumentou 14 vezes no Brasil nos últimos anos. É grande também o faturamento das empresas especializadas em produtos vegetarianos e veganos. Em 2016, houve um incremento de 40% nas vendas nesse setor. Um excelente motivo para ampliar o seu negócio!

Opções veganas para a sua padaria

Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar produtos sem origem animal e produzir receitas. As pessoas também já não torcem mais o nariz para esse tipo de alimento. Se você ainda tem dúvidas de quais produtos incluir na sua padaria, saiba que opções não faltam.

Há diversas receitas espalhadas por aí que mostram a possibilidade de fazer bolos apenas com ingredientes vegetais, principais os pães artesanais, que certamente pela sua composição de farinha + água + sal são vegan friednly. Experimente trocar a manteiga por uma outra gordura, como o óleo de coco e o azeite de oliva, e o leite de vaca pelos de coco, castanha, aveia ou arroz.

Os tradicionais pães com linguiças e queijos podem dar lugar a outros ingredientes, como a azeitona e a cebola. No caso dos doces, possibilidades não faltam. Experimente fazer um chantilly vegano com leite de coco. Ou quem sabe uma tortinha de frutas e, para a massa, usar as castanhas como base.

Aproveite o queijo tofu — produzido a partir da soja — para fazer o recheio de uma quiche de vegetais e tubérculos, como a batata-baroa e o inhame para fazer um pão de queijo sem queijo.

Além de oferecer opções de produtos sem origem animal na sua padaria, há outras ações que você pode adotar para atrair o público vegano de vez. Veja algumas delas abaixo:

  • seja sustentável: é preciso rever o desperdício de alimentos, a produção de lixo e os gastos exagerados com água e energia do seu estabelecimento, pois o veganismo vai além da dieta;
  • saia do tradicional: trocar a carne por cogumelos ou proteína de soja é fácil, o difícil é colocar a criatividade no prato. Por isso, pesquise sobre o assunto e teste receitas. Comida vegana também pode fugir do lugar com comum e ter bastante sabor;
  • faça um plano de negócios para que a sua empresa consiga aproveitar essa demanda e crescer de forma constante;
  • adquira a certificação Selo Vegano e atraia mais clientes desse nicho.

Benefícios do veganismo

Apesar de muito comum na mesa de todo brasileiro, o consumo excessivo da carne vermelha é capaz de trazer riscos à saúde ao longo prazo. A ingestão do alimento em grandes quantidades pode aumentar as chances de doenças cardiovasculares.

Dessa forma, o consumo de carne e derivados do leite não precisa ser eliminado totalmente se não quiser, mas ele pode ser reduzido. É possível ingerir proteínas de outras fontes, como as encontradas nas leguminosas, nas castanhas e nos grãos. O importante é ter uma alimentação variada e equilibrada nutricionalmente.

Há uma preocupação crescente em nossa sociedade em encontrar formas de alimentação mais saudável. Por isso, está em constante crescimento o movimento de vegetarianos e veganos, e você não pode deixar passar essa oportunidade. Aproveite as nossas dicas e inclua opções veganas no seu estabelecimento.

Fonte da Informação: https://www.massamadreblog.com.br/know-how/opcoes-veganas-na-padaria/

 

Categorias: Notícias

Autor: pre