COMO MELHORAR A PERFORMANCE DO SEU NEGÓCIO NOS APPS DE DELIVERY
Postado em 10 de dezembro de 2020 Nenhum comentário
*** Emerson Amaral, diretor do Instituto de Desenvolvimento
das Empresas de Alimentação (@consultideal)
Vamos fazer uma breve retrospectiva: as vendas por delivery e WhatsApp dobraram durante a pandemia nas franquias de alimentação, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e os gastos com delivery crescem mais de 94% na pandemia, conforme Mobills. Agora me responda com sinceridade qual foi o percentual de crescimento de vendas da sua empresa pelos canais digitais?
Sempre que iniciamos uma consultoria, é comum o cliente dizer: “Emerson, aqui na minha cidade o app X ou Y não funciona” ou ainda “Os entregadores do app Z chegam aqui de bermuda e chinelo e não gosto da postura deles no atendimento”. Os apps de delivery vieram em uma sentido de facilitar a vida do empresário, mas é preciso estratégia para que dê resultado. Algumas perguntas e testes são super importantes:
Quais os apps disponíveis na sua região?
Cada usuário interage e compra de um perfil de aplicativo. Há quem só use um e concentre todas as informações por lá. Há ainda quem tenha mais de um app e navegue por eles em busca do melhor preço, entrega grátis ou cupom de desconto. Sua empresa precisa estar presente em múltiplos canais de venda para que atraia novas oportunidades também.
Tente acessar o perfil do seu negócio (como usuário comum) no app e veja como eles apresentam sua empresa para definir seu perfil de comunicação.
Já vivi casos do aplicativo não mostrar a empresa mesmo eu estando dentro dela, ou seja, quando eu abri o app e digitei “Padaria Pãozinho” o app não identificou e o perfil da empresa ficou oculto dentro da plataforma. Isso acontece diante da grande concorrência nos apps e para reverter esse cenário, comunicação é fundamental. Divulgue o perfil da sua empresa nos botões de ação das redes sociais, link na bio, QR Code em cartaz e display de mesa na loja, pelo grupo VIP de clientes no Whatsapp Business, canais on e offline. Não confie a divulgação das vendas pelos aplicativos apenas nas plataformas.
Revise a precificação dos itens que disponibilizou no app frente aos preços praticados na loja.
E não é apenas acrescentar a taxa administrativa. É preciso pensar realmente sobre os custos de operação, produção, separação, atendimento online e pós-vendas. A precificação inadequada é um dos erros mais comuns nos aplicativos. Se sua precificação estiver errada, por mais que você venda ainda terá um faturamento inexpressivo.
Comunique-se por uma loja virtual própria.
Para não ficar na dependência de vender apenas nos apps terceirizados, invista em sua própria loja digital. Um sistema que sempre indico é o Goomer Go, que mesmo na versão gratuita permite que você crie uma vitrine virtual, incluindo seu cardápio de produção própria e revenda. A finalização do pedido é feita pelo Whatsapp, então o vínculo de atendimento pessoal com o cliente é mantido. Não se esqueça de incluir fotos atrativas e descrições detalhadas do mix.
Outro espaço de destaque é o catálogo do Whatsapp Business, em que você pode incluir a lista de serviços que sua loja oferece. Lembrando que para usar essa funcionalidade sua conta deve ser a versão para empresas e que também é gratuita.
Use do delivery afetivo como estratégia de relacionamento.
O delivery afetivo é um carinho para o cliente. A ação é simples mas muito efetiva em criar relacionamentos duradouros: quando o consumidor te enviar um pedido de entrega, separe 50g (ou uma porção pequena) de um item que ele não te pediu. Pode ser mini cookies, uma fatia fina do bolo de laranja que acabou de sair, um docinho ou o que você estiver aí na loja e que deseja dar um destaque. Arremate com um cartão delicado com a frase “Querido cliente, obrigada por seu pedido. Hoje queremos te presentear com esse delicioso cookie de chocolate” e um lacinho de fita. Ao receber o produto, o cliente sente seu cuidado e se sente amado. Seguramente ele se lembrará da sua atitude e possivelmente, na próxima vez, vai pedir o produto que você enviou.
Espero que essas dicas te ajudem a aumentar suas vendas digitais e sua comunicação com o mercado! Boas festas de fim de ano e boas vendas!