O varejo atual exige qualificação e tecnologia
Postado em 11 de junho de 2019 5 comentários
“Hoje é preciso inovar, reinventar e estar atento às necessidades dos consumidores”
Por Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre
O varejo passa por uma revolução provocada pelas novas tecnologias, internet, rede sociais e inteligência artificial. Neste cenário, cada vez mais complexo e conectado, é imprescindível que o varejista busque qualificação para sobreviver aos tempos modernos. Atualizar-se passa a ser fator crítico de sucesso para o empreendedor acompanhar tendências, encontrar soluções e detectar novas possibilidades para o negócio, além das melhores ferramentas que a tecnologia pode gerar para o seu sucesso.
Apenas cuidar do negócio também já não faz mais sentido. Aqueles empreendedores do varejo que não procurarem formas de atualização e qualificação, como a Feira Brasileira do Varejo, por exemplo, reduzem sua perspectiva de atuação. Acompanhar as tendências e mudanças que impactam o mercado e a forma de se consumir é fundamental para adotar novos métodos de se relacionar com clientes e novas ideias de comercialização de produtos.
As grandes redes investem porque têm capital, tecnologia e núcleos de pesquisa que auxiliam na estratégia de crescimento. Já os pequenos não possuem todo esse suporte. Por isso mesmo que esses, especialmente, devem aproveitar as oportunidades como feiras e congressos para, além de qualificação, fazer benchmark, e criar novas ideias e propostas que tragam oportunidade para que seus negócios prosperem.