Pães Especiais são Tendência do mercado de alimentação para os próximos anos

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Aumento da busca por pães com fermentação de longa duração deve alavancar as vendas de produtos de alto valor agregado

O mercado de alimentação vive momentos de prosperidade. Uma prova disso são os dados do setor de panificação e confeitaria: 98% da população brasileira consome produtos panificados.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), uma das principais tendências para os próximos anos no mercado desse segmento é a produção de pães especiais, direcionada a um público diferenciado e exigente, tendo potencial para gerar bons lucros.

A produção de pães artesanais é criteriosa. Um dos diferenciais de um produto artesanal é a seleção acertada dos ingredientes. Por isso, a avaliação dos fornecedores da matéria-prima a ser utilizada é essencial.

Além disso, o capricho e a higiene também são fundamentais para um produto de alto padrão, o qual necessita de qualidade em todas as etapas do processo de produção.

Sabor incomparável, casca crocante e aspecto rústico são características marcantes de um pão artesanal feito com fermentação natural. Os benefícios dessa técnica, contudo, vão além da aparência e do sabor.

A fermentação natural faz com que o pão fique com o índice glicêmico menor. Além disso, o pão fabricado a partir dessa técnica é digerido mais facilmente, em função do teor de bactérias benéficas ao funcionamento do intestino.

A fabricação por meio da fermentação natural tem características que não podem ser ignoradas. O tempo para fermentar a massa, por exemplo, é bem demorado, o que deve ser levado em conta na produção do pão especial.

Hoje, há consumidores de diversos tipos e necessidades, e cada vez mais é preciso atendê-los para se destacar no mercado.

Os que buscam uma alimentação mais saudável costumam optar por pães especiais elaborados com ingredientes funcionais: farinhas integrais, chia, aveia, linhaça, castanhas etc. O pão integral enriquecido com fibras, por sua vez, atende ao público adepto das dietas para emagrecimento.

Os veganos, por sua vez, não consomem produtos com ingredientes de origem animal. Nesse caso, é preciso excluir da receita ovos, mel, manteiga, leite e outros produtos. Uma alternativa é investir no óleo de coco, nos leites vegetais (como de aveia, de coco e de castanhas) e na chia, que substitui o ovo em algumas preparações.

Também é uma boa estratégia produzir versões com baixo teor de gorduras e de sódio, para os que fazem controle da pressão arterial, e com baixo teor de açúcares, para os diabéticos.

Os pães sem lactose e sem glúten também têm cada vez mais saída comercial, já que muitos apresentam intolerância a esses componentes ou simplesmente optam por não consumi-los.

Quando se trata de pães artesanais, o céu é o limite! Sempre será uma boa alternativa investir em receitas apetitosas, que agucem o paladar do cliente já ao pronunciar o nome dos ingredientes.

Por exemplo, um croissant com diferentes opções de recheio, como chocolate belga, geleia de damasco, queijo e cogumelos. Ou versões regionais, como pão artesanal com carne seca desfiada, que é voltado ao nordeste.

O mesmo critério na escolha dos ingredientes deve ser levado em consideração na escolha da embalagem. O uso de materiais sustentáveis evidencia o compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social do estabelecimento.

Outro diferencial é oferecer aos clientes opções variadas de quantidades: tamanho família, versões medianas e até mesmo a individual. Esta última agrada quem vai pretende levar o produto para o horário do lanche ou para incluir na merendeira das crianças.

É imprescindível que a embalagem possua: data de fabricação e validade, sugestão de armazenamento, entre outras informações.

A produção de pães artesanais requer a aquisição de equipamentos específicos, sendo aconselhável o investimento em bons fornos e em equipamentos de refrigeração e utensílios. Além de contratar mão de obra especializada.

Uma das empresas que se destaca no setor de panificação é a Prática. Ela oferece uma linha completa para panificação, tendo dentro o seu portfólio de produtos: Fornos de Convecção, Turbo, Lastro, Rotativos e de Vitrine; Amassadeiras, Batedeiras, Câmaras de Fermentação, Cilindro, Grupo Automático, Resfriadores de Águas, entre outros.

Todas as Soluções Prática são reconhecidas pelos diferenciais de rentabilidade, produtividade e eficiência energética. A empresa ainda conta com produtos voltados a gastronomia, como fornos combinados e speed ovens (fornos de finalização ultrarrápida), os quais têm presença nacional e internacional em restaurantes, hotéis, lanchonetes, e até supermercados.

Website: http://www.praticabr.com/

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Autor: pre