Uma copa com muitos gols para você!

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Se a Copa do Mundo da Rússia vai ser nossa, ainda ninguém sabe. Mas o que é fato é que você precisa preparar sua padaria para o evento desde já!

Bem, quatro anos já se passaram e a gente meio que esqueceu o vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil.
Só que não, né?! Aqueles 7X1 que tomamos da Seleção da Alemanha ainda doem e incomodam. Mas, esporte é esporte, e cá estamos nós, novamente, animadíssimos, na torcida pelo Hexa. Só que, agora, nos campos da Rússia, entre os dias 4 de junho e 15 de julho.
Pois é, e enquanto esperamos que os meninos façam o seu trabalho direitinho por lá, sem decepcionar, é hora também de prepara nossas padarias para entrar não só na torcida, mas também no espírito da Copa, cruzando os dedos para que cada partida do torneio termine numa grande festa para a gente.
Do ponto de vista comercial, eventos como a Copa do Mundo de Futebol repercutem aqui no Brasil como uma espécie de “Natal antecipado”, com consumidores mais dispostos a comprar por impulso, por indulgência e até a gastar mais em suas aquisições. E como as primeiras partidas da Seleção Brasileira vão acontecer durante o horário comercial, é justo pensar que muitos deles podem muito bem escolher a sua padaria para se reunir com os amigos e com a família para assisti-las. Afinal, jogo do Brasil é sempre uma comemoração, e a euforia toma conta, não é mesmo?!

ANTECIPANDO OS LANCES

Infelizmente, ainda não se tem dados muito precisos sobre o percentual de aumento de vendas na padaria durante os jogos da Copa do Mundo. Mas vale a pena compartilhar algumas informações relacionadas ao movimento e ao  aturamento de outros setores correlatos de alimentação fora do lar para se ter uma ideia do impacto que o evento provoca em termos de consumo.
Por exemplo, a última edição, quando os jogos foram realizados no Brasil, a Copa do Mundo gerou cerca de R$ 30 bilhões à economia brasileira, de acordo com a estimativa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E, durante esse mesmo período, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) calcula que o movimento nos bares cresceu em média 70% durante as partidas da nossa Seleção. Considerando tudo isso, vale a pena conferir as dicas que a consultora de Marketing do Sebrae-SP Cássia Godinho deu para os empresários – entre eles, os panificadores, é claro – numa reportagem recente do Jornal do Comércio, a fim de que estes coloquem suas padarias no clima de empolgação dos torcedores e, por tabela, marquem vários “gols” em termos de aumento de faturamento.

ENTENDA O PASSO A PASSO

E a primeira lição da especialista, não poderia ser outra:
seja proativo! “Os meses que antecedem a competição são ideais para planejar as ações que podem gerar aumento de faturamento e fidelização de clientes. Não adianta entregar panfleto um mês antes. É preciso fazer um planejamento em etapas”, ensina Cássia. Com isso em mente, vamos à preparação para o “jogo”!
Crie um esquema tático – A primeira coisa a fazer é definir o que a padaria irá fazer durante o período. Assim como no futebol é preciso armar um esquema tático para que um time marque gols, no mundo dos negócios é preciso contar com um plano de ação definido. Dois fatores são importantes: focar em um tema específico, que neste caso é a Copa do Mundo, e criar ações que são relevantes para o público-alvo. Uma padaria pode instalar projetores para transmitir as partidas e criar um cardápio temático.
“É fundamental diferenciar o evento dos dias convencionais.
A ideia é valorizar e criar uma experiência original para que os consumidores entrem no clima da Copa”, enfatiza
a consultora.
Arrume o meio de campo – Depois de decidir qual será a ação, é preciso fazer um planejamento financeiro e preparar o estoque. Nessa etapa, é preciso definir quais serão os custos e quais encomendas devem ser feitas previamente.
Uma padaria que tenha foodservice pode decidir fazer um ou mais pratos especiais, por exemplo. Mas, antes oferecê-los aos clientes, deve testar a receita, encomendar os ingredientes e precificar a nova opção.
Organize a torcida – A divulgação das promoções ou ações deve ser feita tanto no mundo online como no físico, de acordo com Cássia. O próprio estabelecimento deve estar sinalizado com cartazes, displays de mesa ou faixas.
A comunicação online pode ser feita por meio das redes sociais e e-mail marketing. “A ideia é atrair tanto os  consumidores que já frequentam o estabelecimento, quanto os novos clientes”, afirma Cássia.
Treine a equipe – “A cereja do bolo é o treinamento dos funcionários”, pontua a especialista de Marketing do Sebrae-SP. Com o aumento do número de clientes, a equipe acaba trabalhando com jornada estendida. O ambiente é de festa e descontração, por isso os funcionários devem estar aptos a manter a qualidade do atendimento.
Alguns bares costumam cobrar uma taxa extra para que os consumidores assistam às partidas em seus estabelecimentos.
“Mas é mais compensador uma estratégia de fidelização do que de faturamento”, diz ela. Cássia aconselha que os donos das padarias usem a oportunidade da Copa do Mundo para fidelizar novos clientes, recolhendo seus dados para futuras ações e promoções.

Fonte: Revista IPC

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Autor: pre