EMPRESA BRASILEIRA LANÇA “OVO VEGANO”

  Postado em   2 comentários

ovo-vegetal

Cada vez mais pessoas estão abandonando o hábito de comer carne. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em abril de 2018, o percentual de vegetarianos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro é de 16% – um aumento de 75% em comparação aos dados de 2012. Isso não passou despercebido do mercado alimentício brasileiro, que já está desenvolvendo produtos para suprir essa demanda.

É isso que está fazendo o Grupo Mantiqueira, que está lançando oN.Ovo, um “ovo vegano” – ou seja, que não possui nenhum tipo de proteína animal em sua constituição.

Seu principal ingrediente é o amido de ervilha, tornando o produto propício não apenas para o público vegano e vegetariano, mas também para pessoas alérgicas a ovo.

Como funciona?
O propósito do N.Ovo não é ser consumido diretamente, mas ser usado como substituto do ovo em receitas. Isso se dá porque o produto, que é vendido no formato de pó, apresenta o mesmo comportamento da proteína animal quando é usado como ingrediente. Desse modo, é possível usá-lo para a confecção de bolos a pães, não afetando o sabor da receita, segundo o fabricante.

Uma caixa do N.Ovo possui uma quantidade de pó equivalente a 12 ovos. Para facilitar a vida do cliente, todo o kit vem acompanhado com um medidor, possibilitando que o consumidor saiba a quantidade do produto necessária para realizar suas receitas.

A gerente de Novos Projetos Amanda Pinto foi a responsável pelo projeto do N.Ovo. (Foto: Divulgação)

O desenvolvimento

Desenvolver versões veganas de alimentos tradicionais já é uma tendência do mercado, e o Grupo Mantiqueira percebeu isso. Entretanto, apesar de várias opções de substitivos para carne, leite e outros alimentos já estarem disponíveis, ainda havia uma carência em um produto que pudesse repor a ausência do ovo. Foi desse princípio que nasceu o N.Ovo.

A ideia não é nova, sendo que produtos semelhantes já estão disponíveis para importação. O diferencial da linha oferecida pelo Grupo Mantiqueira é a produção, que é realizada em território nacional. Dessa forma, foi possível reduzir o custo final dos produtos, permitindo atingir um mercado consumidor maior. A previsão é que o N.Ovo seja vendido nas lojas por um preço entre R$ 15 e R$ 20.

O N.Ovo foi lançado ao público varejista no evento Super Rio Exfood no dia 19 de terça-feira. O comerciante interessado precisará comprar no mínimo 60 caixas. As entregas são realizadas para todo o país.

Segundo a gerente de novos projetos do Grupo Mantiqueira, Amanda Pinto, muitas pessoas se surpreendem pelo fato de uma produtora de ovos estar produzindo um substitutivo para o produto. “Isso comprova o compromisso da empresa em atender as necessidades dos seus clientes, mesmo que tais necessidades sejam substituir o ovo”.

Categorias: Lançamentos

Autor: pre