Emulsificante: Segredos e dicas
Postado em 8 de junho de 2018 5 comentários
Por Fernanda Estrela
Sabe quando você prova um bolo fofinho, com a massa leve, molhadinha e fica na dúvida de como a confeiteira chegou nesse ponto? Muitas pessoas acabam se frustrando, tentando chegar a uma massa desse tipo em casa, mas o que a maioria não sabe é que o emulsificante é um produto muito usado para garantir essa massa “fofa” e gostosa, de forma muito mais prática e, claro, acaba não usando esse ingrediente em casa.
Quer algo que impeça seu bolo de solar e que garanta uma massa fofinha, com cara de vitrine de confeitaria? Use o emulsificante, que nós vamos ensinar tudinho a você aqui! Só continuar com a gente.
Multiuso
Para começar, é importante que você saiba que o emulsificante é um produto multiuso! Além de poder usar nos bolos (que é o nosso foco aqui), ele também garante uma textura deliciosa para pães (mesmo os salgados) e sorvetes. Assim, você também pode usar esse produto para outras receitas, e pode comprar uma quantidade grande, sem medo de que só vá usar na hora de fazer um bolo.
Lembre-se de guardar esse produto sempre em um local seco e fresco. Caso vá demorar muito tempo para usar, é importante guardá-lo na geladeira, mas quando for acrescentar a massa, só o faça quando estiver em temperatura ambiente.
O que é o emulsificante?
Esse produtinho mágico, apresentado em forma líquida, é um derivado de gorduras e, quando misturado à massa do seu bolo, ajuda os ingredientes que não se misturariam normalmente (tipo água e óleo), a se juntarem, dando uma cremosidade e rendimento melhor a sua massa, ainda na hora da mistura! Uma das coisas mais legais, é que o emulsificante garante que a sua massa asse retinha, facilitando a sua vida na hora de cortar o bolo, e ainda evita que ele resseque!
Outra coisa importante, é que o emulsificante aumenta o prazo de validade dos bolos, o que é importantíssimo para você que trabalha ou quer trabalhar vendendo bolo para fora, afinal, vai garantir que o seu produto dure muito mais tempo e que você possa adiantar um pouquinho mais o trabalho.
A quantidade ideal
Na hora de colocar o emulsificante na sua massa, é preciso ter muita atenção! Caso você coloque produto demais, pode acabar fazendo o seu bolo solar e, caso ponha de menos, seu bolo pode não ficar tão aerado quanto você esperava, como ficam os industrializados.
É difícil dizer qual a quantidade ideal de emulsificante, porém, o recomendado é usar uma colher de sobremesa bem cheia para cada 300g de farinha de trigo. Lembre-se que, não é porque o seu bolo vai ficar mais aerado, que será menos calórico, ok?! Afinal, é um produto com gorduras saturadas, e isso deve ser levado em consideração.