Os incríveis chocolates esculturais assinados por designers
Postado em 25 de junho de 2018 Nenhum comentário
Barras parecem telas pintadas ou edifícios de uma grande cidade. Bombons traduzem em formas as sensações que temos ao comer
Foto: Reprodução/Designboom
por HAUS
03/04/2017
Mais do que doces, os chocolates estão virando pequenas peças de design nas mãos de designers e arquitetos que se aventuram pelo mundo da culinária. Módulos que criam diferentes sabores, formas que dão corpo a sensações, barras que parecem quadros e estruturas que se assemelham a edifícios de uma metrópole são algumas das criações desses profissionais.
Chocolates como pinturas
Quando uma designer resolve montar um e-commerce de doces e presentes, o resultado não poderia ser outro: bombons, balinhas e barras de chocolate que esbanjam arte. Antes de se aventurar nesse mundo da culinária e abrir a Unelefante, a mexicana Tatiana Sáncheztrabalhava criando joias.
Em meio ao processo de criação da empresa, ela conheceu a patisserie Theurel & Thomas e o chocolatier Jorge Llanderal. O encontro deu origem à primeira barra de chocolate com inspiração artística, a Pollock, que traz traços pintados à mão que imitam o trabalho do pintor norte-americano Jackson Pollock.
Com pinturas feitas à mão, a designer mexicana criou uma barra de chocolate inspirada no trabalho do pintos norte-americano Pollock. Foto: Reprodução
As barras de chocolate que ela vende pela internet parecem verdadeiras pinturas. Foto: Reprodução
Chocolates modulares
A agência digital australiana Universal Favourite, baseada em Sidney, uniu-se com a confeitaria Bakedown Cakery para criar barras de chocolate modulares. A intenção era propor algo “fora da caixa”.
O formato em escada, impresso em 3D, permite combinações de sabores diversos, como limão, pistache e melancia.
As duas empresas criaram chocolates em forma de escada. Foto: Reprodução/Designboom
Os módulos podem ser combinados, dando origem a mais sabores. Foto: Reprodução/Designboom
Sensações que ganham corpo
O estúdio japonês de design Nendo tem trabalhos gráficos, de iluminação, móveis, arquitetônicos e… de chocolates. Eles já lançaram algumas coleções, uma inclusive para a mostra Maison et Objet de 2015. Por meio de formas e texturas do chocolate, o estúdio pretende transmitir sensações.
Cada um dos nove sabores da coleção criada para a Maison & Objet tem um formato e um nome em japonês que descreve sua textura. Foto: Akihiro Yoshida/Reprodução/Nendo
A caixa dos pequenos chocolates faz eles parecerem edifícios em miniatura. Foto: Akihiro Yoshida/Reprodução/Nendo
Levando em consideração que o ato de comer não é simplesmente engolir um alimento, Nendo criou barras com diversas texturas, para que sejam sentidas de formas diferentes. Tem textura de pontos, linhas, zigue-zague e ondas. Foto: Akihiro Yoshida/Reprodução/Nendo
Essas barras tinham embalagens minimalistas. Foto: Akihiro Yoshida/Reprodução/Nendo
A alegria que uma criança sente ao abrir uma caixa nova de tintas foi captada pelo escritório japonês, que criou tubos de tinta de chocolate, recheados de xaropes de diversos sabores. Foto: Ayao Yamazaki/Reprodução/Nendo
Objetos cheios de forma
O ovo de Páscoa ganhou uma repaginada nas mãos do designer francês Pierre Tachon e do renomado chef francês Alain Ducasse. Por meio de formas geométricas simples, eles criaram a forma de uma galinha de chocolate, inspirados nos processos de design de joias.
O ovo de Páscoa ganhou forma de uma galinha nas mãos de um designer e um chef. Foto: Reprodução
Já o escritório holandês Studio Appétit, de design culinário, criou verdadeiras estruturas arquitetônicas de chocolate em parceria com a marca de chocolates Oialla. As obras lembram pirâmides e arranhas-céu cheios de texturas. A coleção foi desenvolvida para criar uma experiência sensorial aos hóspedes de diversos hotéis.
Com formato de pirâmides, esses chocolates parecem ganhar movimento com a textura lateral. Foto: Reprodução
Com cores diferentes e formas duras como as de edifícios em uma grande cidade, os chocolates criados parecem estruturas arquitetônicas. Foto: Reprodução
E se a sua praia não são os chocolates, mas os bolos e mousses, pode conferir o trabalho da ucraniana Dinara Kasko, arquiteta que já trabalhou como fotógrafa e designer e que, agora, dedica-se às criações na cozinha.
Seus doces contam com uma influência gritante da arquitetura, inclusive no processo de criação: ela primeiro faz pequenos moldes de silicone em impressoras 3D, como se fossem construções.
Os bolos da ucraniana parecem estruturas arquitetônicas modernas.
Coberturas cuidadosamente formadas cobrem recheios diversos. Foto: Dinara Kasko/Reprodução
Os enfeites dos bolos também esbanjam formas. Foto: Dinara Kasko/Reprodução