Pão Francês na dieta Saudável
Postado em 26 de fevereiro de 2019 1 comentário
Quem disse que não dá para manter a forma comendo pão francês todo dia? Muita gente corta o pãozinho da dieta quando precisa perder peso, mas esse sacrifício nem sempre é necessário. “Pode-se garantir o consumo diário de um pão francês com recheios de menor valor calórico, como queijo cottage, atum, conserva de berinjelas ou pasta de tofu temperada, por exemplo”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.
O pãozinho é encarado como suspeito por quem está fazendo dieta (ou tem diabetes) por seu potencial de liberar açúcar (glicose) no sangue ao ser digerido, ou seja, seu índice glicêmico.
Vanderli Marchiori, nutricionista
De fato, o pão francês branco tem um índice glicêmico alto: 71 em uma escala de 0 a 100. Isso significa que, se consumido sozinho, ele liberaria muita glicose no sangue, provocando uma descarga maior de insulina. Esse excesso de insulina tira a glicose rapidamente de circulação, causando a sensação de fome antes da hora, explica Eliana Bistrich, nutricionista e pesquisadora da Forc (Centro de Pesquisa em Alimentos). E também é um fator de risco para o diabetes.
Mas isso não significa que o pãozinho deva ser banido da dieta, e sim consumido com alimentos que reduzam a liberação de açúcar no sangue. “O impacto de um alimento sobre a taxa de glicose no sangue varia de acordo com as combinações que fazemos. Em vez de cortar o pão, é melhor planejar uma alimentação variada ao longo do dia”, esclarece Eliana.
Por isso, o segredo para continuar comendo seu pãozinho sem culpa é escolher os melhores recheios ou acompanhamentos. Alguns aliados para equilibrar seu índice glicêmico são as carnes leves e os vegetais. “Recheios ricos em proteínas modulam nossa glicemia para baixo quando comemos”, afirma Vanderli.
Nesses casos, como proteínas e fibras demoram mais para serem digeridas do que o carboidrato do pão, essa combinação retarda a liberação de glicose no sangue, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.
Para quem gosta de acompanhar o pão com café com leite, uma boa notícia: a proteína do leite também reduz o índice glicêmico do pão e retarda a entrada de glicose no sangue.
Fonte da Informação: http://www.glutenconteminformacao.com.br