Supermercadistas e Panificadores esperam melhora nas vendas no período do Natal

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Os empresários supermercadistas e da panificação em Minas Gerais apostam em melhora nas vendas no Natal. Nos supermercados, embora boa parte dos empresários acredite ser difícil fazer projeções antes da definição das eleições, a aposta dos demais é que as vendas ocasionadas pelo Natal sejam 2,5% superiores ao mesmo período do ano passado. Sondagem feita pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com 120 empresários em todo o Estado, mostra que há confiança em melhor desempenho, mas com cautela devido ao cenário político-econômico ainda incerto e o alto nível de desemprego.

O crescimento das vendas em dezembro sobre novembro, de acordo com a sondagem, deverá se manter na média histórica: na casa dos 25%. No entanto, os empresários acreditam que, como tem ocorrido nos últimos três anos, vai se acentuar a migração do consumo para marcas mais baratas ou itens similares, especialmente nas classes sociais C, D e E. Muitos supermercadistas citaram também as marcas próprias, que devem ter boa procura exatamente por apresentarem a qualidade das marcas líderes com preços mais em conta.

Já na indústria de panificação, a projeção é uma elevação de cerca de 15% nas vendas no Estado, em decorrência das festas de fim de ano. Entre os produtos que devem ganhar destaque nas prateleiras, estão as carnes assadas, ceias de Natal e ano novo, pâtisserie, sobremesas, além de bebidas, hoje presentes com frequência nas gôndolas das padarias, segundo dados levantados pela Amipão, entidade composta pelo Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (SIP) e pela Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip).

Outro fator que deverá contribuir com as vendas neste ano, tanto em supermercados quanto em padarias, é que o dia 25 de dezembro será na terça-feira, prolongando assim o fim de semana para a maior parte das famílias. Os produtos tradicionais da época estão mantidos entre as maiores apostas de vendas: vinhos, frutas secas, panetones e outras receitas de fabricação artesanal típicas da época, bem como as carnes diversas.

Com os mais diversificados formatos de lojas, o setor está preparado para atender a todos os perfis de consumo. Os supermercados voltados para o público de maior poder aquisitivo também se preparam para atender bem o seu cliente. Itens importados ou nacionais e os exclusivos como de fornecedores artesanais ou fabricação própria e os produtos premium estarão à disposição do cliente especialmente, nas lojas “gourmet”.

Apostando no crescimento na casa dos 2,5% no fim de ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os supermercados mineiros devem receber 3,3 mil. Boa parte desses profissionais é contratada pela indústria para reforçar o atendimento no ponto de venda na sazonalidade. Assim, o setor contribui direta e indiretamente com a expansão de vagas.

O perfil dos colaboradores temporários é composto, principalmente, de promotores de venda, repositores, pessoal de atendimento, operadores de caixa e embaladores, além de profissionais das áreas de açougue e de padaria. Cerca de 15% desses temporários são integrados de forma definitiva ao quadro da empresa.

Ao longo deste ano, as projeções do setor é que estejam sendo abertas cerca de 60 lojas supermercadistas no Estado, com aportes de R$ 440 milhões e geração de 7 mil postos de trabalho. Até o fechamento da primeira quinzena de outubro, final da última semana, portanto, 43 unidades já haviam sido inauguradas, e 4,7 mil empregos gerados. Os investimentos até o momento ainda não foram totalmente contabilizados, mas devem atingir, ou superar, o patamar previsto. Ressalta-se que muitas empresas concentram as inaugurações no terceiro trimestre do ano.

A força da panificação – A indústria da panificação, presente em Minas Gerais por meio dos 14 mil pontos de vendas espalhados no Estado, recebe uma média de 4 milhões de consumidores por dia. O setor é responsável por gerar cerca de 80 mil empregos diretos e outros 180 mil indiretos e movimentar cerca de R$ 9 bilhões por ano no Estado.

Para o presidente do SIP, José Batista de Oliveira, para alcançar melhores resultados, o segmento deve investir em ações de divulgação e promover ofertas para gerar competitividade. “É preciso que o empresário entenda que precisa movimentar o negócio, ofereça e divulgue boas opões de compra e aproveite o relacionamento com os clientes das padarias, que costumam frequentar a loja com frequência semanal. O empresário que esperar o aquecimento do mercado de forma natural vai fechar o ano sem crescimento.”

No dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão, produto milenar e um dos alimentos mais consumidos no mundo. Vinícius Dantas, presidente da Amip, reforça a importância do produto. “O pão é um produto versátil e está na mesa da maioria dos brasileiros diariamente. Em suas diversas formas e receitas, acompanha o consumidor em todos os momentos do dia, seja no café da manhã, lanches, em celebrações com pão e vinho e no preparo de receitas em almoço e jantar.”

Os números foram divulgados no dia 16 de outubro, na abertura do 32º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, a Superminas Food Show 2018, segundo maior evento do varejo no país. O evento é realizado, até o dia 18 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, numa realização conjunta da Associação Mineira de Supermercados (Amis) e do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).

A expectativa dos organizadores é de que o evento reúna 54 mil visitantes de 650 municípios mineiros e 25 Estados nacionais nos três dias. São 484 estandes, que devem movimentar negócios da ordem de R$ 1,85 bilhão. Nos três auditórios, na parte de congresso são, apresentadas cerca de 70 atividades como palestras, oficinas e workshops.

Fonte da Informação: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/supermercadistas-e-panificadores-esperam-melhora-nas-vendas-no-periodo-do-natal/

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Autor: pre