10 Dicas de Confeitaria para Iniciantes
Postado em 8 de junho de 2018 1 comentário
Por Fernanda Estrela
A confeitaria vem ganhando um grande destaque nos últimos tempos. Desde programas culinários com foco nessa arte, até a grande quantidade de pessoas que, por conta do desemprego, começaram a ter a confeitaria como sua primeira opção de renda.
Se você tem amor pela cozinha, paciência e quer transformar um hobby em profissão, continue lendo e descubra algumas dicas que podem mudar TUDO para uma confeiteira iniciante!
1 – Sempre pré-aqueça o forno na temperatura recomendada
Se você está com tudo pronto para colocar no forno e, só aí, percebeu que esqueceu de pré-aquecer, para tudo e liga isso antes, menina! Se colocar sua massa para assar com o forno ainda frio, ela vai começar a ficar pronta “antes do tempo” recomendado e desregular toda a sua receita!
2 – Não abra o forno
As vezes a gente quer mesmo dar uma olhadinha para saber se tudo está correndo bem. Pra isso, tenha uma lâmpada própria para forno instalada. Assim, você consegue ver como está indo a sua massa, sem abrir. Ah! Bom lembrar: não abra a porta do forno nos 30 primeiros minutos, ou seu bolo pode ficar solado.
3 – Cuidado ao fazer o teste do palito
Assim como abrir o forno, espetar o palito no bolo antes dos 30 primeiros minutos, também pode acabar gerando um bolo solado. Para evitar isso, espere passar esse tempo e aí, se a massa estiver com a aparência sequinha, você espeta. Saiu seco? Então está bom!
4 – Nivele tudo
Na hora de colocar os ingredientes secos, medidos em xícaras e colheres, coloque a quantidade sem apertar, depois passe a faca por cima, nivelando, e essa será a quantidade correta.
5 – A peneira vai ajudar
Pode até parecer bobagem a princípio, mas peneirar os ingredientes secos, antes de misturar tudo, os deixa mais aerados, e isso deixará o seu bolo bem mais fofinho!
6 – Clara em neve? Espere!
Se a receita do seu bolo pede clara em neve na massa, deixe para colocá-la por último, só antes do fermento. Depois, misture devagar, usando um fouet ou colher grande, fazendo movimentos de cima para baixo, deixando a massa mais aerada e, mais uma vez, resultando em um bolo fofinho!
7 – Atenção para os ovos
Dê preferência para usar sempre os ovos em temperatura ambiente, na hora de colocar na massa, assim, ela vai crescer melhor. Porém, se não tiver jeito e tiver que usá-los gelados, o líquido da receita precisa estar morno.
8 – Cuidado com a quantidade
A massa crua deve ficar no máximo na metade da assadeira, para não correr o risco de o seu bolo crescer demais e acabar fazendo uma bela sujeira no forno! Porém, se a massa for de pão-de-mel, ela deve ir só até 1/3 da assadeira, porque esse tipo de massa cresce muito com o calor e precisa de mais espaço.
9 – Atenção para cortar o bolo
Se for cortá-lo ao meio, para colocar recheio, use uma faca de serra que seja maior do que o bolo. Assim, você terá a garantia de que está cortando ele retinho, pois a faca passará de uma ponta a outra.
10 – Cubra o Bolo
Se você terminou de assar o bolo e ainda não pode rechear ou fazer qualquer finalização, deixe-o coberto com um plástico filme até a hora que for usar, assim você não corre o risco dele ressecar durante este período.