Coberturas simples e deliciosas
Postado em 8 de junho de 2018 1 comentário
Por Fernanda Estrela
Não tem como não gostar de bolo… Desde aquele mais simples, só de baunilha ou de fubá da vovó, até os mais incrementados, cheios de andares… Todo mundo adora bolo! E para as confeiteiras, depois de tanto trabalho para acertar na massa, deixá-la fofinha, no ponto certo, ninguém quer errar na hora da cobertura ou calda e acabar com todo o trabalho, né?
Por isso, queremos te ajudar em mais uma missão e vamos dar algumas dicas para escolher o tipo de cobertura perfeita para o seu bolo, para você não errar na mão.
Pasta americana
Queridinha na hora da decoração do bolo, a pasta americana oferece mil e uma possibilidades para a sua arte. Basicamente feita com açúcar impalpável e água, a pasta americana também pode conter gelatina incolor, glucose e manteiga na sua composição. Ela é ótima para usar em bolos que serão mais artísticos, com mais detalhes e também que ficarão em exposição por muito tempo, como os feitos para casamentos, 15 anos, etc.
Buttercream
Muito comum em cupcakes e, principalmente, na confeitaria americana, o buttercream já ganhou o coração – e o estômago!- dos brasileiros. Essa cobertura é bem simples de se fazer e é indicada para bolos que forem ficar em locais refrigerados. A receita é fácil:
200 g de manteiga, 400 g de açúcar de confeiteiro peneirado, 2 colheres (sopa) de leite e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Todos vão juntos para a batedeira, em temperatura ambiente! Depois disso, basta colorir usando algum dos nossos corantes alimentícios.
Merengue ou Marshmallow
Mais resistente ao calor do que o buttercream, o merengue é recomendado para o caso do seu bolo ter que ficar em algum lugar que não terá refrigeração. Porém não é recomendado para cobrir bolos INTEIROS, pois contém muito açúcar e pode deixar a combinação doce além da medida. Procure usar em detalhes, fazendo gotas puxadas para cima, usando bicos de confeiteiro.
Existem diversos tipos de merengue que você pode fazer aí mesmo na sua casa, para conhecer mais sobre suas variedades, confira nossa última postagem, sobre a confeitaria clássica.
Ganache
Essa mistura já enche os olhos (e mexe com o estômago) só de olhar! Prática de se fazer e deliciosa, a ganache pode ser utilizada para cobrir o bolo por completo já que você decide quanto de açúcar terá na cobertura, podendo variar entre chocolate amargo, meio amargo, ao leite e branco, além de também poder colorir da forma que quiser. Para fazer, não tem mistério:
350g de chocolate em barra; 1 caixa de creme de leite. Pique todo o chocolate com uma faca e ponha em um recipiente próprio para micro-ondas, adicione o creme de leite e aqueça os ingredientes (em potência média) por 2 minutos. Tire e mexa, até que fique homogêneo. Caso necessário, volte com a mistura por mais 30 segundos para o microondas.
Cream Cheese Frosting
Como já diz o nome, a cobertura é feita com cream cheese e é perfeita para se usar no famoso bolo red velvet, aquele vermelho MARAVILHOSO, que com certeza você já viu por aí. Ele tem uma boa consistência, ideal para ficar em temperatura ambiente, sem necessidade de preocupação. Sua preparação não é simples, mas também não é difícil, logo… Vale a tentativa!
Açúcar de confeiteiro
Com a moda dos Naked Cakes, a cobertura ficou uma pouco de lado na hora de produzir esse bolo. Mas para não deixar de dar uma bela finalização, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro sobre ele, e decorá-lo com flores, dando um toque super especial e delicado, sem tirar a característica principal do bolo.
Glacê Real
Essa cobertura é outra que é muito clássica e ideal para bolos que ficarão expostos muito tempo, já que também não depende de refrigeração para se manter bonito. O glacê real é ideal para bolos que terão finalização com desenhos em 3D, pois facilita muito esse processo de desenhar com a cobertura.