FIPAN 2018 | A Arena do Confeiteiro e o sucesso da confeitaria na FIPAN

  Postado em   1 comentário

Que a FIPAN é uma feira de panificação, todos sabemos. Mas, de muitos anos para cá, a confeitaria não só vem ganhando espaço na feira, como vem experimentando um certo protagonismo. Em 2018, uma parcela considerável tanto de visitantes quanto de expositores era exclusivamente voltada ao setor e a organização da feira, que há anos vem dando uma atenção especial a boleiros e confeiteiros brasileiros. “A FIPAN é uma feira de padaria e confeitaria, mas, digamos que a confeitaria estava uma pouco discreta e, de uns anos pra cá, com o incentivo dos programas de confeitaria, os realities, as conpetições, isto incentiva muito as pessoas. É claro que a gente vem trabalhando, aqui, lembra do antigo PANCONFEST, a gente vem realizando trabalhos pra alavancar a confeitaria. E, nos últimos dois, três anos, ela tá em alta, está na moda”, diz Rafael Barros, um dos coordenadores da Arena do Confeiteiro, espaço criado em 2017 na FIPAN e que teve, em 2018, sua continuidade.

Foi uma média de 20 aulas por dia, ministradas por dezenas de chefs renomados da confeitaria e do cake design nacional, que ofereceram conhecimento gratuito para os visitantes da feira, que lotaram o espaço e, enquanto não assistiam aulas, podiam visitar a feira e os expositores, que ofereciam novidades e demonstrações de produtos em seus próprios estandes ou, mesmo, fazer um “meet and greet” com os confeiteiros do Embolando, projeto de cake design que contava com muitos participantes de reality shows de TV, que montaram um bolo gigante que, até o último dia de feira, tinha seu tema – depois, revelado ser Disney e ser feito para a Celebrate – foi segredo. “Um belo dia, estava eu, a Suyan e a Iara, conversando e nós, separadamente, notamos que existe muita briga [no setor de confeitaria artística]. As pessoas competem, encaram o outro como competidor. E nós temos experiência de trabalhar com pessoas que só agregam. Por exemplo, tem uma pessoa que está dando aula aqui atrás, não sei se dá pra ver, o Chico Zineck, já trabalhei com ele, com o Leo Vilella, com várias pessoas e a gente aprende um com o outro e nós chegamos à conclusão de que é muito mais legal a união do que a competição”.

Sucesso de público, a Arena do Confeiteiro tinha público transitável o tempo todo dos quatro dias de feira e o resultado impressionante de lotação completa de 100% das aulas ministradas durante todo o período, mostrando o grande triunfo de um espaço dedicado à confeitaria nacional. Com o sucesso, a Arena do Confeiteiro já está garantida para 2019, na FIPAN, e, com certeza, manterá a grande visitação de confeiteiros na feira.

Quer ver como foi? Confira no vídeo abaixo!

Categorias: Sem categoria

Autor: pre