Utensílios essenciais para fazer bolos

  Postado em   2 comentários

Por Fernanda Estrela

Quem nunca deu uma enrolada e conseguiu fazer um bolo com um item diferente do necessário, ou até um eletrodoméstico que precisava, e você conseguiu fazer na mão ou substituindo? A verdade é que antes de se tornar uma confeiteira profissional, todo mundo já fez alguma “gambiarra” na cozinha, mas a profissionalização não nos permite mais isso!

Então, se você quer ser uma super confeiteira, como são os nossos parceiros aqui na Celebrate, pegue seu caderninho de receita e vem anotar alguns itens que são EXTREMAMENTE necessários para você que quer parar de só fazer bolo para o chá da tarde da vovó, e quer é começar a ganhar dinheiro com suas delícias!

Papel Filme: Esse item é necessário para você cobrir tanto as massas quanto os recheios e coberturas do bolo, ainda mais se tiver que deixar descansando, na geladeira… Nada de deixar aberto!
Papel Manteiga: Há quem goste de usar e quem não goste, mas é importante ter! Você pode usá-lo na base das assadeiras e de porta-bolos, para proteger ;).
Espátulas: Esse item é bom ter VÁRIOS! De vários tipos, dos mais variados modelos, para você ter sempre o que é necessário para a sua receita.
Rolo pequeno e médio: Necessário para você trabalhar a pasta americana, e conseguir estica-la até qualquer tamanho de bolo.
Peneira: Achou que era besteira ter que peneirar farinha, açúcar e outros itens? Não é não! Então, tenha uma peneira separadinha aí na sua casa para as suas receitas.
Bowls de diversos tamanhos: Bowls nada mais são do que tigelas arredondadas, nas quais você pode guardar tanto substâncias geladas quanto quentes, e são muito mais fáceis de retirar todo o conteúdo, sem sobrar nada em cantinhos.
Fouet: Por melhor que você saiba bater massa na mão com colher de pau, o fouet ajuda a acrescentar ar na massa e, assim, a torna mais fofinha.
Emulsões de sabores diversos: Importante para poder variar nos sabores, mas a mais usada é realmente a de baunilha.

Batedeira planetária: Esse item é mais caro, mas tem um ótimo custo benefício, afinal, com ela você consegue preparar massa, cremes, glacês, entre outros itens.
Faca Profissional de Modelagem: Muito útil na hora de cortar o excesso de pasta americana que fica no bolo, mas você também pode usar uma espátula ;).
Assadeiras de tamanhos diferentes: Assim, você poderá tanto fazer bolos de tamanhos diferentes sem precisar sempre sair para comprar uma, dependendo da demanda, e também terá a possibilidade de fazer um bolo em escadinha J.
Dosadores e medidores: Importantíssimo para padronizar as medidas e você saber exatamente quanto de cada ingrediente tem que usar.
Grade: Necessário para dar o tempo de esfriamento para o seu bolo, permitindo que ele esfrie igualmente em todas as partes.
Balança: Por mais que você tenha noção de quanto pesa cada coisa, quando quer se tornar uma confeiteira profissional, a precisão é necessária!
Spray Desmoldante: Esse item é um grande facilitador para as boleiras, pois garante que seu bolo será desinformado facilmente e sem fazer nenhum tipo de sujeira, já que é aplicado com spray!
Nivelador de Bolos: Esse utensílio é perfeito para te ajudar na hora de cortar o bolo ao meio, pois irá garantir que as partes ficarão iguais e o principal: retinhas!
Lembre-se de conservar seus itens muito bem:
Aqueles que forem feitos de inox, procure lavar apenas com água e sabão, para evitar que enferrujem e corroam com o tempo. Além disso, deixe que sequem livremente e, de preferência, sem encostar em mais nada, para que não manchem.
As espátulas geralmente são feitas de silicone, por isso, tome cuidado ao usá-las em ingredientes com corante, pois podem manchar. É interessante que você lave-as bem após o uso, para evitar esse tipo de problema. Também não deixe que entrem em contato com o fogo.
Itens de plástico, em geral, devem ser guardados em locais arejados, para evitar o mofo e manchas.
Cuide muito bem da sua batedeira planetária também! Após o uso, procure sempre lavá-la logo, para que nem a tigela ou o batedor fiquem com cheiro ou sabor impregnado.

Conteúdo oferecido por:

Categorias: Notícias

Autor: pre